





O que é o Prêmio TOTVS Brasil que FAZ?
Nos dias de hoje, a tecnologia é fundamental para criar estratégias, manter a competitividade dos negócios e prosperar. Com o parceiro de tecnologia certo, esse desafio se torna menos complexo. Os clientes da TOTVS sabem disso e são referência quando o assunto é digitalização dos negócios!
Pensando nisso, lançamos em 2022 o Prêmio TOTVS Brasil que FAZ, que veio para reconhecer clientes, que por meio dos nossos sistemas e plataformas impulsionaram seus resultados.
Em 2025, lançamos uma nova categoria especial, Marketing & Vendas, que reconhece as melhores estratégias de marketing digital e vendas, destacando aquelas de maior impacto na geração ou expansão de receita para os negócios. Essa categoria é destinada a empresas de qualquer segmento que desenvolvem projetos utilizando exclusivamente as tecnologias RD Station Marketing, RD Station CRM, RD Station Conversas, Exact Spotter e Shopify.
Para apoiar na inscrição, confira os manuais abaixo:
Exclusivo para clientes
Exclusivo para clientes com projetos declarados na Lei do Bem
Exclusivo para agências parceiras da RD Station
O prêmio vai reconhecer projetos de digitalização e inovação que transformaram algum processo/área/departamento/operação.
Queremos mostrar como a tecnologia é capaz de endereçar desafios das mais variadas áreas de negócio, potencializando o crescimento e inovação das empresas, de acordo com as seguintes categorias:















Categoria de Segmentos: Categoria voltada para clientes que tiveram projetos de gestão nos segmentos atendidos pela TOTVS, já listados acima;
Categoria Especial RH: Independente do segmento de atuação da empresa, se o case for correspondente à digitalização da área de RH, o cliente deverá inscrever o projeto nessa categoria especial, para que concorra com outros cases da área de RH.
Categoria Marketing & Vendas: Independente do segmento de atuação da empresa cliente, se o case for correspondente a um projeto de marketing digital e vendas, com uso de tecnologias RD Station Marketing, RD Station CRM, RD Station Conversas, Exact Spotter e Shopify, o cliente deverá inscrever o projeto nesta categoria.
Categoria Especial Inovação – Lei do Bem: Categoria voltada para clientes que tiveram projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica utilizados no incentivo fiscal da Lei do Bem, dos respectivos anos de 2023 ou 2024.
Empresa do Ano: dentre os vencedores de todas as categorias, inclusive as especiais, uma Comissão Avaliadora vai eleger como Empresa do Ano o projeto que mais se destacou entre todos os inscritos.
Exclusivo para clientes: para que empresas clientes inscrevam projetos nas categorias de Segmentos, Especial RH e Especial Marketing & Vendas;
Exclusivo para clientes com projetos declarados na Lei do Bem: para que empresas clientes inscrevam projetos relacionados ao incentivo fiscal da Lei do Bem;
Exclusivo para pessoas colaboradoras da TOTVS: para que pessoas colaboradoras da TOTVS inscrevam projetos de empresas clientes nas categorias de Segmentos, Especial RH e Especial Marketing & Vendas;
Exclusivo para agências parceiras da RD Station: para que agências parceiras da RD Station inscrevam projetos de empresas clientes na categoria Especial Marketing & Vendas.
Para participar, basta acessar o site premio.totvs.com e seguir as orientações:
O primeiro passo é escolher a categoria em que o trabalho irá concorrer. Na categoria de Segmentos, a inscrição deve ser correspondente ao segmento de atuação da empresa. Já nas categorias especiais de RH, Marketing & Vendas e Inovação – Lei do Bem, a inscrição pode ser realizada independente do segmento.
Em seguida, responda às perguntas obrigatórias da ficha de inscrição. É super rápido e fácil.
1. Descrição do projeto
2. Quais tecnologias TOTVS estão envolvidas no seu projeto?
3. Como essas tecnologias auxiliam a sua empresa?
4. Qual foi o resultado?
1. Ano base em que a empresa realizou o aproveitamento fiscal do projeto de inovação na Lei do Bem (2023 ou 2024)
2. Descrição do projeto contendo as principais motivações para evolução tecnológica de produtos, processos ou serviços (novos ou já existentes). Como essas tecnologias auxiliam a sua empresa?
3. Quais os elementos inovadores foram desenvolvidos?
4. Quais os ganhos e avanços obtidos com a inovação aplicada incluindo eficiência operacional, impacto financeiro, social e/ou ambiental?
5. Quais os novos conhecimentos adquiridos e progressos técnicos incorporados ao know how da empresa?
Atenção:
Caso ainda tenha dúvidas em relação ao preenchimento, recomendamos os seguintes materiais a partir de exemplos de casos fictícios, para apoiar no momento da inscrição: Exclusivo para clientes, Exclusivo para clientes com projetos declarados na Lei do Bem, e Exclusivo para agências parceiras da RD Station.
É importante que essas respostas sejam elaboradas com o máximo de detalhes, sempre pensando nos critérios de avaliação de acordo com a categoria que for de sua escolha.
Lembre-se também de apresentar resultados com análises comparativas, qualitativas e quantitativas, e tudo mais que comprove a transformação digital na sua empresa a partir do uso de nossas soluções.
Por fim, preencha os dados de todas as demais pessoas do negócio envolvidas no projeto.
Pronto! Seu projeto estará inscrito! Fique atento a sua caixa de e-mails / SPAM para acompanhar as próximas etapas.
Para dúvidas, entre em contato com a equipe pelo e-mail premiobrasilquefaz@totvs.com.br
Janeiro a Março: período de inscrição dos projetos no prêmio e validação pela Comissão de Gestão.
Abril: Avaliação dos projetos pela Comissão Técnica para definição das empresas finalistas.
Maio: Envio dos vídeos defesa pelas empresas finalistas e avaliação destes projetos pela Comissão
Avaliadora para definição da empresa vencedora de cada categoria.
Junho: Divulgação das empresas vencedoras no dia 18 de junho no Universo TOTVS 2025.
Será obrigatório o envio de um vídeo defesa contendo uma breve descrição do projeto, para a qualificação final por parte da Comissão Avaliadora. O material deve responder às seguintes questões:
- Qual foi o desafio?
- O que foi feito?
- Quais foram os principais resultados?
Importante:
- Tempo máximo do vídeo: 2 minutos;
- Posicione o celular na horizontal;
- Grave em um espaço bem iluminado e use um tripé. Caso não seja possível, apoie o celular em algum local fixo;
- Use microfone. Pode ser o fone de ouvido de um celular, pois estes costumam ter microfone acoplado;
- Se apresente no começo do vídeo com seu nome, cargo e nome da empresa,
- O envio do arquivo deverá ser feito via um formulário, que chegará ao responsável pela inscrição do projeto finalista, junto com a solicitação de outras informações necessárias para dar continuidade a participação. Se o arquivo for muito pesado, o material poderá ser encaminhado via serviço de transferência de arquivos on-line.
Estas são as comissões responsáveis por monitorar, fiscalizar e garantir o cumprimento deste regulamento:
- Comissão de Gestão: responsável pela primeira qualificação dos projetos, validando se todas as regras foram cumpridas.
- Comissão Técnica: responsável pela seleção de até 5 empresas finalistas por categoria.
- Comissão Avaliadora: responsável por definir a empresa vencedora de cada categoria, de acordo com os critérios de avaliação e atribuição de notas explicados nos itens a seguir. Essa comissão é composta por 3 pessoas avaliadoras:
- 1 pessoa influente em cada setor;
- 1 pessoa representante de entidade de classe/associação inserida em cada setor;
- 1 pessoa especialista de mercado (executiva/ executivo, jornalista, pesquisadora/ pesquisador acadêmico ou similar).
Critérios das categorias de Segmentos e Especial RH
- Digitalização: o uso da tecnologia para a digitalização de processos/operações.
- Inovação: aspectos inovadores tanto na concepção, quanto na execução do projeto.
- Ganho operacional: ganho de eficiência em processos core do projeto.
- Impacto financeiro: maiores efeitos em redução de custos, aumento de receita, impacto em ações negociadas na Bolsa de Valores (no caso de empresas de capital aberto), etc.
- ESG: impactos do projeto em aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa
Critérios da categoria Especial Marketing & Vendas
- Digitalização: o uso da tecnologia para a digitalização de processos/operações.
- Inovação: aspectos inovadores tanto na concepção, quanto na execução do projeto.
- Ganho operacional: ganho de eficiência em processos core do projeto.
- Impacto financeiro: maiores efeitos em redução de custos, aumento de receita, impacto em ações negociadas na Bolsa de Valores (no caso de empresas de capital aberto), etc.
- Evolução do Funil de Marketing & Vendas: Números absolutos e taxas de conversão do funil, mostrando o antes e depois do que foi feito, por exemplo: número de visitantes, Lead, MQL, SAL, Opp, Won entre outros.
Critérios da categoria Especial Inovação – Lei do Bem
- Inovação: aspectos inovadores tanto na concepção, quanto na execução do projeto.
- Ganho operacional: ganho de eficiência em processos core do projeto.
- Impacto financeiro: maiores efeitos em redução de custos, aumento de receita, impacto em ações negociadas na Bolsa de Valores (no caso de empresas de capital aberto), etc.
- ESG: impactos do projeto em aspectos sociais, ambientais e de governança corporativa.
As notas para avaliação do desempenho das empresas participantes em cada critério serão atribuídas pela Comissão Avaliadora em uma escala de 0 a 10.
A nota final do projeto será o resultado da média ponderada das notas atribuídas pelas 3 pessoas avaliadoras em cada critério, de acordo com o peso de cada uma delas.
Atribuição de notas das categorias de Segmentos e Especial RH:
Atribuição de notas da categoria Especial Marketing & Vendas:
Atribuição de notas da categoria Especial Inovação – Lei do Bem:
Os projetos vencedores receberão o troféu do Prêmio TOTVS Brasil que FAZ no palco do Universo TOTVS 2025. Mais informações nos canais digitais oficiais de TOTVS.
Motivos que desclassificam automaticamente os projetos:
Para a categoria de Segmentos, Especial RH e Especial Marketing & Vendas
- Projeto em fase de implantação, em go live, com menos de um ano de uso de sistemas e plataformas da TOTVS;
- Não completou ou completou com símbolos o número de caracteres obrigatório;
- Projeto inscrito não apresenta o uso de sistemas e plataformas da TOTVS;
- Projeto contém a mesma resposta em todos os campos;
- Não apresentou dados consistentes;
- Projeto já inscrito por outra pessoa colaboradora da empresa;
- Empresa cliente em processo de cancelamento ou em situação de inadimplência.
Para a Categoria Especial Inovação – Lei do Bem
- Não se enquadra no conceito de Inovação – Lei do Bem;
- Está fora do período válido;
- Só houve implementação das tecnologias, e não teve pesquisa e desenvolvimento.
Com exceção da premiação, todas as etapas do Prêmio TOTVS Brasil que FAZ serão realizadas de maneira totalmente remota.
A empresa cliente pode inscrever no máximo 4 (quatro) projetos no prêmio:
- 1 (um) projeto na categoria de Segmentos*
- 1 (um) projeto na categoria Especial RH*
- 1 (um) projeto na categoria Especial Inovação – Lei do Bem**
- 1 (um) projeto na categoria Especial Marketing & Vendas*
*A partir do uso de sistemas e plataformas das 3 unidades de negócios da TOTVS.
** Só é permitida a inscrição de projetos de empresas clientes que investem em atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (PD&I) por meio do incentivo fiscal da Lei do Bem.
Os campos dos formulários são obrigatórios e devem ser preenchidos o mais detalhadamente possível.
Ao se inscrever, as pessoas finalistas ao Prêmio TOTVS Brasil que FAZ autorizam a utilização gratuita de seu nome, voz, imagem e conteúdo do trabalho para divulgação por parte da TOTVS, em língua portuguesa ou traduzida para outros idiomas, na forma impressa ou eletrônica.
Ao se inscrever, as empresas clientes no Prêmio TOTVS Brasil que FAZ confirmam que o trabalho inscrito contém informações verídicas.
É obrigatória a presença de uma pessoa representante da empresa cliente no dia da premiação. Importante: não arcamos com os custos de passagem e hospedagem das empresas finalistas, ou seja, a participação é de responsabilidade do representante e empresa.
As pessoas participantes declaram expressamente que, no ato da inscrição para participação no Prêmio TOTVS Brasil que FAZ, conhecem o Regulamento, com o qual manifestam sua expressa concordância.
A TOTVS se reserva o direito de avaliar e resolver da forma que considerar mais conveniente quaisquer imprevistos advindos de atos e fatos sobre os quais não tiver controle, inclusive no que tange aos processos de avaliação, julgamento e premiação dos trabalhos apresentados pelas empresas clientes e organizações participantes.
Para dúvidas, entre em contato com a equipe pelo e-mail premiobrasilquefaz@totvs.com.br